Mercado Livre de Gás Natural | Tradener

Gás Natural


Gás Natural

Gás Natural


A exemplo de outras atividades econômicas relevantes para o desenvolvimento do Brasil, encontra-se em implantação no país o Mercado Livre de Gás Natural, a partir do advento da chamada Lei do Gás (Lei nº 11.909/09), que representa para os consumidores, conforme critérios legais, a possibilidade de escolher livremente o fornecedor desse importante insumo.

Mais uma vez de forma pioneira, a TRADENER está contribuindo para a abertura desse novo mercado, por meio de seu vanguardismo na importação de gás canalizado com origem na Bolívia para fins de comercialização.


A quem se destina

O gás natural é um combustível fóssil utilizado para geração de energia térmica, elétrica e também como matéria prima para produção de fertilizantes, plásticos e outras indústrias químicas. Os potenciais consumidores no mercado livre geralmente são indústrias e usinas termoelétricas que possuem grande consumo de gás, sendo que a livre escolha do fornecedor representa uma importância muito grande na economia e na otimização dos custos das empresas consumidoras. O gás natural ocupa a 4ª posição na Matriz Energética Nacional e cerca de 10% do parque gerador instalado no país o utiliza como combustível. Sete importantes estados da Federação, tais como: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Amazonas, já regulamentaram as condições de acesso ao Mercado Livre, proporcionando vantagens competitivas às empresas neles instaladas, já que a regulamentação ocorre Estado por Estado, diferentemente da energia elétrica.