Informações de Mercado


Informações de Mercado

*Recomenda-se a visualização dos gráficos abaixo em desktops, notebooks ou tablets.


Os valores de medições verificadas de geração e consumo são registrados na CCEE pelos agentes ou coletados diretamente pelo Sistema de Coleta de Dados de Energia – SCDE. A CCEE, considerando os contratos e essas medições, realiza a contabilização das diferenças entre o que foi produzido e consumido e o que foi contratado, as diferenças positivas e negativas são liquidadas ao Preço de Liquidação das Diferenças - PLD.


Clique nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Norte localizadas acima para filtrar os resultados do gráfico.


Preço médio dos leilões regulados do ACR


Os Leilões regulados de energia são mecanismos onde as Distribuidoras do Sistema Interligado Nacional – SIN contratam energia para suprimento de seus clientes, os consumidores cativos. Estes Leilões são realizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, por delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.



LEN: Leilão de Energia Nova: neste Leilão são contratadas energia de usinas que ainda serão construídas. Este leilão pode ser de dois tipos: A -5 (usinas que entram em operação comercial em até cinco anos) e A -3 (em até três anos).
LEE – Leilão de Energia Existente: O leilão de energia existente foi criado para contratar energia gerada por usinas já construídas e que estejam em operação.
Leilões Estruturantes: destinam-se à compra de energia proveniente de projetos de geração indicados por resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Esses Leilões se referem a empreendimentos que tenham prioridade de licitação e implantação.
LFA – Leilão de Fontes Alternativas: foi instituído com o objetivo de aumentar a participação de fontes renováveis – eólica, biomassa e energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) – na matriz energética brasileira.
LA: Leilão de Ajuste: visa adequar a contratação de energia pelas Distribuidoras, tratando eventuais desvios oriundos da diferença entre as previsões feitas Distribuidoras em Leilões anteriores e o comportamento de seu mercado.
LER - Leilão de Energia de Reserva: a contratação da energia de reserva foi criada para elevar a segurança no fornecimento de energia elétrica no SIN, com energia proveniente de usinas especialmente contratadas para esta finalidade, seja de novos empreendimentos de geração ou de empreendimentos existentes.
Fonte: CCEE


Mercado Livre (ACL) x Mercado Cativo (ACR)


A comercialização de energia elétrica passou a contar com dois ambientes de negociação a partir de 2004: o Ambiente de Contratação Regulada - ACR, com agentes de geração e de distribuição de energia; e o Ambiente de Contratação Livre - ACL, com geradores, distribuidores, comercializadores, importadores e exportadores, além dos consumidores livres e especiais. O gráfico abaixo mostra o consumo de cada ambiente.


Clique nas cores azul e laranja localizadas ao lado esquerdo do gráfico para filtrar os resultados.